Desde 2019, testemunho resultados significativos na educação estadual de Mato Grosso, especialmente na redução do analfabetismo e na elevação da qualidade do ensino. Com um foco constante em melhorar a alfabetização, foram realizados investimentos substanciais em tecnologia e reformas, além da construção de novas unidades escolares.
Essas iniciativas têm fortalecido a infraestrutura escolar, criando ambientes de aprendizagem mais modernos e eficazes. Ao mesmo tempo, o compromisso com uma educação transformadora se estende tanto para as escolas estaduais quanto para as municipais, através de um regime de colaboração dedicado.
O reconhecimento das políticas e ações inovadoras de Mato Grosso não se limita ao âmbito estadual ou nacional; ele ultrapassa fronteiras, alcançando reconhecimento internacional. Recentemente, tive a honra de representar a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em Nova York, onde recebemos os prêmios Impact Project e Leaders Choice, entregues pelo Google. Esses prêmios reconhecem o trabalho que estamos realizando por meio do Plano EducAção 10 Anos, o que é um verdadeiro testemunho do nosso empenho e dedicação à educação.
Durante a minha visita à Gracie School, uma instituição reconhecida nos EUA por suas práticas pedagógicas de ponta, pude observar que as metodologias aplicadas lá são semelhantes às que implementamos em nossa rede estadual. Essa comparação justifica nosso recente reconhecimento no Google for Education Leader Series 2024 para a América Latina e Caribe, consolidando a ideia de que estamos no caminho certo.
Tive a oportunidade de interagir com 40 líderes educacionais de toda a região latina e caribenha, onde discutimos o impacto da tecnologia e da inteligência artificial na educação, além de compartilharmos boas práticas e ideias inovadoras.
Os avanços que temos alcançado estão profundamente enraizados em políticas educacionais assertivas. Em janeiro deste ano, estive em Washington, participando de um treinamento em Alta Governança Educacional, onde representei a Educação Pública do Brasil ao lado de colegas de estados como Piauí, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Essa participação reafirmou a eficácia das mais de 130 ações em andamento desde 2019 e a importância das decisões tomadas pela Seduc e pelo Governo de Mato Grosso.
Uma colaboração ainda mais relevante vem da pesquisa acadêmica, com uma tese de mestrado de Harvard que pode ajudar a consolidar o ensino da Língua Inglesa na Seduc como uma referência internacional. Essa pesquisa baseia-se nos resultados obtidos em sala de aula com o uso da Plataforma Mais Inglês, mostrando que estamos constantemente buscando melhorias.
Aproveitamos também a visibilidade que obtivemos em Madri, onde apresentamos o Plano EducAção 10 Anos durante um seminário internacional, discutindo as iniciativas que tornaram nosso estado um modelo educacional. Além disso, falamos sobre inovações, como o uso de robótica educacional e tecnologia móvel, fundamentais para a melhoria do aprendizado pós-pandemia.
A responsabilidade coletiva em relação ao futuro educacional das nossas crianças e jovens é crucial, pois Mato Grosso se tornou um exemplo de competência educacional, não apenas dentro das salas de aula, mas também em um contexto global.
Assim, vejo com otimismo o futuro da educação em nosso estado, sempre visando um bem comum que deve continuar sendo tratado com muita responsabilidade, colaboração e cumplicidade daqueles que se comprometem de fato com a nossa rede estadual de ensino.
(*) ALAN PORTO é secretário de Estado de Educação de Mato Grosso.